segunda-feira, 2 de junho de 2008

Marie Antoinette


Ficha Técnica:

Maria Antonieta (Marie Antoinette) EUA 2006

Diretora: Sofia Coppola

Estúdio: Columbia Pictures Corporation

Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Judy Davis, Rip Torn


O reinado da mais controversa e famosa rainha da França é retratado de forma pouco convencional em Maria Antonieta, de Sofia Coppola. A rainha que se casa aos 15 anos se cansa da vida tediosa da corte e dos boatos que correm em torno de sua pessoa e resolve se render aos prazeres da realeza, dando festas, apostando e comprando sapatos enquanto o povo passa fome. Ela tem que enfrentar os olhares furiosos da nobreza e eventualmente a fúria do povo que provoca sua morte.

Kirsten Dunst está como sempre adorável e convincente no papel da rainha que a princípio está perdida, mas logo encontra seu lugar entre os nobres e o rei Luís também não desaponta, mesmo fazendo o papel de um homem "peso morto" que tem as atitudes ditadas pelas pessoas que o cercam. O diferencial de Maria Antonieta é a maneira com que Sofia Coppola retratou a vida do século dezesseis na França. Ela faz um paralelo com as festas adolescentes e o pensamento superficial e consumista das sociedades atuais. Embora esta visão seja interessante, há momentos em que o filme parece perder o foco e fica um tanto tedioso e pouco relacionado com a verdadeira história de Maria Antonieta. A trilha sonora é boa, mas eu compreendo que possa insultar àqueles que desejam ver um contexto histórico respeitado e que certamente não inclui rock'n'roll.

De uma maneira geral, Maria Antonieta é mais crítico do que histórico e decisões como fazer todo o elenco (em especial a rainha) ser americano insultou os franceses e outros admiradores da fidelidade histórica. O filme é para os admiradores da visão artística de Sofia Coppola e impressiona nos fatores figurino e fotografia.


Fico por aqui hoje!

Até breve!



Nenhum comentário: