sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mr. Magorium's Wonder Emporium


Ficha Técnica:
A loja mágica de brinquedos (Mr. Magorium's Wonder Emporium) EUA 2007
Diretor: Zach Helm
Estúdio: Mandate Pictures
Elenco: Dustin Hoffman, Natalie Portman, Zach Mills, Jason Bateman.


Em A Loja Mágica de Brinquedos, Molly Mahoney uma gerente confusa com a música que compõe tem que lidar com o dia a dia de um lugar muito especial. Uma loja de brinquedos onde tudo tem vida, especialmente o seu dono, Mr. Magorium. Magorium tem um jeito muito especial de ver a vida e quando percebe que a sua própria vai acabar depois de muitos e muitos anos, ele precisa convencer a imaginativa Molly a tomar as rédeas da loja. Para isso ele conta com a ajuda do garoto que é funcionário e colecionador de chapéus, Eric Apllebaum.

A Loja Mágica de brinquedos começa a ganhar pelas atuações excelentes de Natalie Portman e Dustin Hoffman (não que isso seja surpresa). Ambos retratam com perfeição pessoas diferentes e que não se importam em enxergar coisas que as vezes parecem um tanto lunáticas para homens sérios como o contador interpretado por Jason Bateman. Mas o mais especial contudo é a maneira com que a história é narrada, de forma adoravelmente louca, em capítulos com nomes muito interessantes e títulos dados a todas as pessoas como Jessica, que comprou um chapéu de cowboy ou Andy, o garoto que gosta de colorir. Assim é a vida de Mahoney e Magorium, magia em cada canto, em cada brinquedo, em cada pessoa. Há também outro detalhe especial, o fato de a loja ter vida e temperamento, como uma pessoa de verdade, que quando fica nervosa ou triste perde todas as suas cores para dar lugar a um cinza velho e esfumaçado.

Naturalmente, A Loja Mágica de Brinquedos não possui uma trama inteligente ou política, mas tem a intenção de provocar reflexão como tantos outros filmes do gênero sobre as pessoas que perdem a magia da vida, que vivem em um mundo cinza e sem música. E essa reflexão é feita na base da simplicidade de uma loja de brinquedos. Pois segundo Magorium, é preciso acreditar para ver.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: