segunda-feira, 16 de junho de 2008

National Treasure


Ficha Técnica:

A Lenda do Tesouro Perdido (National Treasure) EUA 2004

Diretor: John Turteltaub

Estúdio: Walt Disney Pictures

Elenco: Nicolas Cage, Diane Kruger, Justin Bartha, Sean Bean, Jon Voight


Um caçador de tesouros chamado Benjamin Gates, busca com a ajuda de seu sócio Ian Howe, um tesouro que segundo a lenda foi escondido pelos maçons nos Estados Unidos. A família de Gates passou o segredo deste tesouro de geração em geração e por nunca tê-lo achado, mas por continuar a defendê-lo, ela foi rotulada como louca e perdeu a reputação que tinha. Quando Ian trai o sócio, Gates se vê em uma busca desenfreada por pistas deixadas em locais diversos que levam ao tesouro misterioso, na companhia do amigo Riley e da determinada Abigail Chase que se une de forma inesperada à aventura de Ben.

Ben Gates é uma espécie de Robert Langdon de "O Código da Vinci". Tudo que ele precisa saber nas situações que ele se encontra ele sabe, mesmo os dados mais absurdos e praticamente impossíveis de serem aprendidos e muito menos guardados por uma mente humana normal. Esse fator estraga o filme em muitos de seus momentos, mas é um filme de ação, então estamos prontos a aceitar que estes deslizes serão cometidos. Fora esse defeito, A Lenda do Tesouro Perdido também é patriótico além da conta e a justificativa de honra familiar não consegue explicar o comportamento de um homem que vive de caçar tesouros.

O filme não é ruim. Também não é excelente. Mas cumpre bem o propósito de deixar o espectador colado na cadeira com a respiração presa a cada segundo. Os obstáculos que ficam no caminho da equipe de Ben são bem mais convincentes que suas miraculosas intervenções intelectuais e o ritmo do longa é sem dúvida eletrizante. Jerry Bruckheimer "o midas do cinema" dá o seu selo a esta produção, assim como a sua sequência (terrível) e prova que tem tato para ação, mas o enredo de seus filmes anteriores como Armageddon costumava ser mais inteligente.

Apesar de tudo recomendo A Lenda do Tesouro Perdido por seu ritmo alucinante, suas breves lições de história em meio aos inúmeros tiros e em especial por Nicolas Cage e Justin Bartha, sendo este último responsável por todas as risadas do filme. E elas não são poucas.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: